9 de mar. de 2012

Torta de Batatas ou Nhoque de Forno


Um dos grandes desafios que encontrei na cozinha e  que talvez seja  o grande barato de cozinhar
é fazer os mesmos ingredientes, os tais da esta básica ficarem com cara e sabor diferentes a cada vez que são preparados.
Nunca vi crianças pra gostarem de carne moída como os meninos aqui de casa, pra sorte do moedor de carne, eu não gosto tanto assim, mas não escapo de uma vez por semana comer o "boi ralado".
Haja criatividade pra preparar a carne, vira hambúrguer, vira almondega, molho a bolonhesa, chili,  recheio de panquecas, de tortas, santa versatilidade batman!
Desta vez inventei que faria o tal do nhoque da sorte na semana passada, comprei tudo pra preparar e durante o dia os imprevistos, me fizeram desistir da sorte, ou melhor do nhoque, no outro dia eu não iria fazer só de pirraça, ficar abrindo massa na mesa enfarinhada pra depois jogar na água quente, esperar subir, regar com azeite e espalhar molho, não mesmo.
Então peguei a receita do nhoque que sempre faço, aquela simples com meio quilo de batatas cozidas e espremidas, 2 colheres de sopa de manteiga, sal, 2 ovos, e 1/2 xícara de farinha de trigo.
Cortei a farinha de trigo, adicionei os ovos quando as batatas já estavam mornas, misturei bem e reservei.
Numa panela grande aqueci o azeite, refoguei uma cebola, juntei meio quilo de carne moída, temperei com tudo que havia no armário e geladeira, catchup, mostarda, páprica, molho shoyo,salsa, alho , despejei uma lata de molho pronto, deixei ferver pra ficar um molho encorpado.

Peguei minha wok, forrei com metade do purê de batatas, despejei todo o molho de carne, cobri com o restante de purê, cobri com queijo muçarela fatiado, polvilhei salsinha desidratada, reguei com azeite, pronto minha rebeldia estava pronta pra ir ao forno.
A intenção era gratinar, e não é que gratinou lindamente? E a massa de batatas cresceu ficou fofinha, quase como um souflé, uma delicia!!!
Essa foi a primeira vez na vida que minha preguiça me deixou mais feliz que meu trabalho.


Agora vem o desafio, o que vocês conseguem fazer com esses mesmos ingredientes, mande sugestões, que vou quebrando a cabeça aqui,se me mandarem a receita com fotos posto no blog, não esqueça de incluir uma foto sua e um link ou email para seu blog  ou site.

4 comentários:

  1. Adoro esse escondidinho de carne moída. É bom demais. Comida simples mas que agrada a todos.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. me deu vontade de comer agora...nhaaaaaaaac.

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro nhoques, mas ficaria com a Torta de Batatas sem problemas.... bjs
    Maura

    ResponderExcluir
  4. Bah... ficou com uma cara maravilhosa! só me vem escondidinhos na cabeça com esses ingredientes... ou então ao invez de fazer o pure de batata, faz elas rechegadas! tipo, tem quem faça elas esmurradas, dá um tapa pra "quebrar" um pouco elas, coloca o molho em cima e assa, o que acha?

    Bjus!

    ResponderExcluir

Você também sabe disso???

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails